Sacola de Compras

* Calcule seu frete na página de finalização.

* Insira seu cupom de desconto na página de finalização.

28/10/2022

Mas afinal, você sabe o que são hidrolatos?

A aromaterapia não se resume a óleos essenciais, os hidrolatos também tem grande poder terapêutico e indicações bem definidas. 

 

Os hidrolatos são compostos 100% naturais provenientes do processo de destilação de uma planta aromática. Ou seja, ao se destilar uma planta aromática se obtém como produto principal o óleo essencial e a água que “sobra” no processo, o coproduto, é o que chamamos de hidrolato.

 

A destilação é um processo conhecido desde a antiguidade e ainda hoje é um dos mais importantes métodos de obtenção de óleos essenciais.

 

Deve ficar bem claro que hidrolato não é a mistura de água + óleo essencial e sim um coproduto da destilação do óleo essencial.

 

Quais as propriedades e usos dos hidrolatos?

Os hidrolatos são altamente terapêuticos e contém toda as propriedades da planta de origem, mas de uma forma muito mais diluída que o óleo essencial. Eles possuem em sua composição substâncias químicas hidrossolúveis e uma reduzida parte de óleo essencial. Assim sendo, seu uso é muito mais seguro, podendo ser utilizado sem diluição e sendo especialmente indicados para algumas situações como: cuidados de beleza, dermatites, assaduras infantis, resfriados, picadas de insetos, queimaduras, olhos irritados, aftas….

 

Quanto ao aroma, é igual ao do óleo essencial?

Como os hidrolatos possuem as substâncias solúveis em água da planta de origem (diferentemente dos óleos essenciais) e uma fração muito reduzida de óleo essencial o seu aroma tende a ser ligeiramente diferente. Mas, suas propriedades aromacológicas ficam semelhantes, devido a presença do óleo essencial em sua composição.

 

Qual o grande benefício do uso dos hidrolatos?

Como mencionado acima, os hidrolatos tem uma ação muito mais gentil e não necessitam ser diluídos antes do uso, podendo ser aplicados diretamente na pele. São amplamente indicados para serem utilizados em crianças, idosos e animais.

Além disso, o aproveitamento desta preciosa água aromática é extremamente sustentável. Utilizar esse coproduto garante um maior aproveitamento do processo da destilação e redução do uso de óleos essenciais. Por isso, são considerados por muitos estudiosos uma peça fundamental no futuro da aromaterapia pelo seu caráter mais ecológico e seu uso “simples” e seguro.

O Hidrolato de Capim limão, presente na Bruma Facial Aromática Controle e Frescor, tem ação bactericida e adstringente, auxiliando na redução da oleosidade e no controle da acne, além de hidratar e tonificar a pele. Todos esses benefícios são somados ao seu aroma delicado que é capaz de trazer bem-estar e equilibrar a mente, resultando em um cuidado de beleza integral.

 

 

Fontes:

BAUDOUX, Dominique. O Grande Manual da Aromaterapia de Dominique Baudoux. E. e.d. ver. E atual. Belo Horizonte: Editora Laszlo, 2018.

CORAZZA, Sonia. Aromacologia: uma ciência de muitos cheiros. E. e.d. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2015.

  • Por: R$ 85,00
    Comprar

    Bruma Facial Aromática Controle e Frescor Four Elements 100ml

    DESCRIÇÃO Bruma multifuncional que limpa, tonifica e controla a oleosidade, preservando a barreira protetora da pele e conferindo uma agradável sensação de frescor. Formulada com Niacinamida, Hidrolato de Capim limão e extratos botânicos, hidrata, acalma irritações e minimiza poros. Pode ser utilizada por todos os tipos de pele, sendo especialmente indicada para peles normais a oleosas. Seu aroma natural, proveniente do Hidrolato de Capim limão, é capaz de trazer bem-estar e equilibrar a mente