Julho Sem Plástico, você conhece esse movimento?
Em 2011, a Plastic Free Foundation criou uma campanha global para conscientização da população sobre a redução do uso de plásticos, denominada: Julho sem Plástico. Esse movimento, que tem ganhado cada vez mais forças, tem o objetivo de conscientizar a população sobre a redução do uso de plástico.
Segundo a WWF (Fundo Mundial para a Natureza), a crise mundial da poluição por plástico só piora e a única solução é que todos os envolvidos na cadeia se responsabilizem e efetivamente diminuam o consumo do plástico globalmente. Um dos maiores problemas levantados é o resíduo plástico que polui os oceanos e afeta a vida marinha. Mas, estes resíduos também se encontram em grandes quantidades no solo e nos rios comprometendo a biodiversidade e contaminando diversos ecossistemas. Sem falar que a queima do resíduo plástico gera grandes quantidades de gases tóxicos prejudiciais à saúde.
Segundo um relatório da WWF, o volume de plástico que acaba nos oceanos todos os anos é de aproximadamente 10 milhões de toneladas. O Brasil produz 11,3 milhões de toneladas de resíduo plástico por ano, sendo o quarto maior produtor deste tipo de lixo do mundo. A importância da redução do plástico se faz evidente principalmente porque a relação produção/reciclagem é de apenas 1,28% no Brasil.
Visto isso, a mudança só é possível pela redução do uso de plástico e o papel de cada indivíduo é fundamental, pequenas ações são capazes de transformar o cenário futuro. Então, é imprescindível que todos façamos a sua parte.
Que tal começar a mudar alguns hábitos agora em Julho?
Vejam nossas sugestões de medidas simples, mas de grande impacto:
- Utilizar sacolas retornáveis ou caixas de papelão quando for comprar alimentos;
- Utilize garrafas de água retornável;
- Não utilize copos, talheres e pratos plásticos;
- Não utilize cosméticos com microplásticos;
- Utilize cosméticos sólidos, não acondicionados em embalagens plásticas, como o Shampoo da Sinergia Despertar da Four Elements.
Por fim, se o uso do plástico for necessário descarte corretamente no lixo reciclado.
Fontes:
https://www.wwf.org.br/?70222/Brasil-e-o-4-pais-do-mundo-que-mais-gera-lixo-plastico
https://www.plasticfreejuly.org/