A aromaterapia pode te ajudar em momentos de ansiedade
Pandemia e Ansiedade
Uma pesquisa realizada em 2020, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), revelou que 80% da população brasileira tornou-se mais ansiosa na pandemia do novo coronavírus. Segundo a pesquisa, durante a pandemia, as pessoas desenvolveram ou aumentaram sintomas de estresse, ansiedade ou depressão. Ou seja, o que estamos vivendo é um fator que agrava sintomas relacionados à saúde mental.
O medo é uma reação emocional a alguma ameaça, enquanto a ansiedade é o sentimento que antecipa essa ameaça. É normal sentir medo e ansiedade frente ao que estamos vivendo, mas quando esses sentimentos se tornam excessivos e causam prejuízos e limitações na vida da pessoa, devem ser olhados com maior atenção.
Os indivíduos que sentem ansiedade têm muita dificuldade em acalmar-se. É neste momento que a aromaterapia pode ajudar e tem um grande valor. Técnicas de respiração, com a inalação concomitante de óleos essenciais com propriedade ansiolíticas, são muito indicadas para que a pessoa consiga se acalmar em um momento de ansiedade.
Como a Aromaterapia pode ajudar
Muitos óleos essenciais têm ação ansiolítica e relaxante comprovada e possuem a capacidade de tranquilizar profundamente o corpo e a mente. A inalação destes compostos aromáticos consegue desencadear mecanismos biológicos que levam a redução da ansiedade e do estresse de forma efetiva. Existe uma série de artigos científicos comprovando esta ação.
Em sua tese de Doutorado, a pesquisadora Adriana Nunes obteve redução dos sintomas de estresse, ansiedade e depressão no grupo de indivíduos que inalou óleo essencial de Laranja doce. Um estudo de 2011, comparou o óleo essencial de Lavanda angustifolia com uma medicação ansiolítica de uso controlado, concluindo eficácia semelhante sem os efeitos adversos do uso da medicação.
Dica da Four Elements
A Four Elements traz estes dois óleos essenciais no prático Rollon da Sinergia Relaxar, que você pode levar onde quiser e usar sempre que precisar. A perfeita combinação dos óleos essenciais desta sinergia é capaz de aumentar a capacidade relaxante e ansiolítica e efetivamente proporcionar alívio dos sintomas.
Mas, lembre-se, para conseguir o efeito desejado o ideal é escolher um local agradável, ficar confortável e inalar o aroma profundamente, por pelo menos 5 minutos. Perceba toda a complexidade deste aroma, sinta seu corpo e mente relaxarem. Desfrute esse momento!
Por fim, procure ajuda profissional se você não conseguir lidar com a ansiedade sozinho.
Fonte:
GOULAR, T JF; SERAFIM, SD; COLOMBO, R; HOGG, B; CALDIERARO, MA; ROSA, AR. COVID-19 and mental health in Brazil: Psychiatric symptoms in the general population. J Psychiatr Res. 2021 Jan;132:32-37. doi: 10.1016/j.jpsychires.2020.09.021. Epub 2020 Sep 30. PMID: 33038563; PMCID: PMC7527181.
WOELK, H; Schilafke, S. A multi-center, double-blind, randomised study of the lavender oil preparation silexan in comparison to lorazepam for generalized anxiety disorder, 2010.
WOLFFENBUTTEL, Adriana Nunes. Perfil químico dos óleos essenciais de Citrus aurantium Lineu e Citrus sinensis (L.) Osbeck e avaliação psicofarmacológica da ação ansiolítica. UFRGS 2014.